fbpx

A importância da organização

Compartilhe:

Ordem e desordem são duas forças que se completam. A organização e a “bagunça” são dois temas que perpassam toda a nossa vida. Desde os anos escolares, muitas vezes ouvimos os outros nos dizerem para sermos mais flexíveis, mais simples e mais serenos quando somos excessivamente organizados ou para nos tornarmos mais concentrados, mais organizados e mais obedientes – quando somos pouco organizados.

Estas duas formas existem dentro de todos nós e ambas são importantes. Há momentos em que é mais adequado uma certa desorganização: quando criamos, por exemplo, é até desejável deixar a mente e nosso ambiente mais solto, livre, sem amarras. Porém, no que tange ao ambiente profissional, a falta de métodos eficazes de organização do tempo, das demandas, da nossa energia e do pensamento podem ser muito custosas e prejudicar a performance de profissionais altamente talentosos.

Há aqueles que naturalmente têm mais facilidade para organizarem suas ideias, seus projetos, seus horários e seu trabalho, enquanto outros passam apuros para caber dentro de sua agenda, para perceber suas emoções adequadamente ou para equilibrar suas demandas profissionais a contento.

Sempre é tempo para rever as nossas atitudes. Hoje se sabe que tudo que somos é uma mescla de nossa herança genética com as experiências que vivemos, mediadas pela nossa consciência. Isso quer dizer que somos seres passíveis de mudança e o modo como nos comportamos, nos organizamos, usamos nosso tempo, nosso foco e nossa energia provêm de um aprendizado, que pode ser revisto e aperfeiçoado a qualquer momento.

Sem comentários on A importância da organização

Deixe um comentário

Posts relacionados

Pais e filhos

Qual é o limite de seus limites?

Muitas vezes pais e mães se deparam com a questão: O quanto de limite está certo?
Como identificar o caminho funcional na educação dos filhos que não seja autoritário nem permissivo demais?

Leia mais »